sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Movimentos Sociais Contemporâneos


Estou estudando uma disciplina chamada TÓPICOS EM PESQUISA DE HISTÓRIA, nesta estamos discutindo os movimentos sociais contemporâneos, de forma abrangente, analisamos diversos segmentos, na aula de ontem dialogamos muito a respeito do assassinato de um integrante do movimento sem terra em São Gabriel - RS, a polícia lhe deu um tiro de 12 pelas costas, e a promotoria pública estadual estava presente e disse que o movimento foi tranquilo! Sim tranquilo, com uma morte pelas costas! É a banalização da morte, e muitos acham normal, pior ainda quando ouvimos da boca de pessoas de classe baixa que os sem terra tem que morrer, é triste demais ver, perceber e conviver com a ignorância alheia.

A grande mídia expoe fatos e estes são ditos como verdade absoluta por muitos, estas pessoas não conseguem se classificar como parte inerente a um segmento da sociedade, e esse é um grave problema que os movimentos sociais contemporâneos tem.

Eu sou mulher, sou mãe, trabalhadora, estudante, comunitarista... E mais outras denominações, mas então entra a dificuldade de participar de um movimento social único e me identificar com ele dentro desse todo que sou!

Falamos sobre a importância do professor e seu papel na formação do pensamento crítico, dentro das escolas sem fazer militarismo ou politicagens...

Confesso a minha ignorância no assunto - Movimentos Sociais Contemporâneos, de forma que agora estou tentando pesquisar mais e estudar mais esses grupos e quem sabe em breve fazer parte de algum onde eu me sinta fundamental, já que de forma ampla sei que faço parte de muitos!

Nenhum comentário: